Semearhis - Semeando Impacto Social

Semearhis - Uma Startup de Impacto Social

Semearhis - Uma Startup de Impacto Social

A Semearhis é uma startup voltada para o relacionamento humano, especializada na inclusão assertiva de pessoas com deficiência

Letícia Francisco BLOG 273 views 8 min. de leitura

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Whatsapp
  • Compartilhar no Linkedin
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar por E-mail

Quem é a Semearhis?

A Semearhis é uma startup de impacto social voltada para o relacionamento humano, especializada na inclusão assertiva de pessoas com deficiência. Através de pesquisas e estudos detectamos uma grande carência de conexão entre o mercado empregador e a comunidade de pessoas com deficiência. Por este motivo desenvolvemos uma plataforma inteligente de inclusão que permite esta conexão. Possuímos uma metodologia própria a qual denominamos método, 360 graus Match. Nossa plataforma conecta e fomenta todo ecossistema das pessoas com deficiência tudo através da tecnologia e de forma escalável. Por este motivo é que somos uma startup.

Como tudo começou?

A Semearhis é um projeto que foi escrito ao longo dos meus 14 anos de experiência e vivência com a inclusão. Foram percepções, análises, pesquisas de um mundo ideal para realmente existir a inclusão, porém nunca transformada em empresa. Jamais imaginei que a minha busca sempre constante em descobrir o meu propósito de vida e realizar algo que trouxesse significado, onde eu poderia ajudar e agregar a vida das pessoas, estava guardado numa gaveta na minha escrivaninha.

Sempre participei de cursos, treinamentos e capacitações, pois percebo que a minha constante busca no passado hoje descoberta com alegria, percebo em muitas pessoas a mesma inquietude e constância: o buscar a razão de estar neste mundo.

Através de treinamentos os quais tenho uma admiração grande e orgulho em dizer que contribuíram para que eu conseguisse perceber que meu trabalho diário teria significado na minha vida se estivesse inserida no mundo da inclusão. Em um evento mais especificamente chamado Startup Weekend Woman no ano de 2019 em Caxias do Sul. Juntamente com mais 7 mulheres maravilhosas fomos premiadas em primeiro lugar com nosso projeto, foco inclusão.

Partindo desta vivencia o projeto Semearhis foi desengavetado e transformado num Pitch de apresentação do que seria uma inclusão assertiva e a comprovação e validação desta carência de conexão entre o mercado empregador e a comunidade de pessoas com deficiência. Esse projeto chegou nas mãos de um grande empresário CEO do Grupo Alltech Jean Cardoso. Sua empresa matriz esta em Joinville no Ágora Tech Park, o maior parque tecnológico da América Latina. Para que você entenda o Grupo Alltech possui empresas no ramo de máquinas e uma Incubadora de Startups chamada AlltechLab. Por este motivo o CEO Jean ficou interessado no projeto da Semearhis. A incubadora AlltechLab tem uma avaliação muito detalhada, com passos para comprovações e validações de cada fase do projeto a medida que é validado existe a oportunidade de aceitar ou não o projeto para incubar. Todo este meu relato ocorreu de 12 de outubro de 2019 até 10 de janeiro de 2020. Data esta que fomos incubados na AlltechLab.

O que é estar incubado?

Pode ser uma das perguntas. Poder incubar uma startup é uma grande oportunidade de ter todo amparo que auxilia a empresa em estágios iniciais ou as que já podem estar em operação. A incubadora oferece todo suporte técnico, gerencial e toda formação complementar ao empreendedor. Além disso, facilita o processo de inovação e acesso a novas tecnologias nos pequenos negócios. Tem incubadoras que oferecem o espaço físico o que foi o caso da Semearhis. Que hoje tem sede em Joinville - SC e em Caxias do Sul - RS.

Qual o papel da Incubadora?

Além disso, na incubadora pode-se ter investidores sendo fomentados para auxiliar no andamento do projeto. É assim que nasce, cresce e se desenvolve uma startup. No caso de investimentos para que você possa ter mais claro, inicialmente temos o chamado pré seed onde o valor do investimento é de 100 a 500 mil reais. O segundo aporte de investimento é denominado de seed onde o investimento é até 3 milhões de reais. A terceira rodada chamamos de série A onde o investimento fica entre 3 milhões até 30 milhões e o faturamento da startup é até 15 milhões por ano. Já na série B o investimento é de 30 milhões a 300 milhões podendo chegar até bilhões. A diferença que existe entre a série A para a B é que um é necessário comprovar o modelo de negócio e no outro provar que é escalável. Por último temos a fase de IPO que consiste nada mais que venda de ações da empresa.

Caso a startup não tenha um direcionamento sólido normalmente existem pesquisas que as startups não passam do segundo aporte de investimento. Para se conseguir um investimento independente da fase é muito claro que tudo esta vinculado com o empreendedor do projeto. Os investidores precisam sentir que existe inicialmente paixão pelo negócio e em segundo trazer provas congruentes de que se possui a solução para uma lacuna existente no mercado. Acredito que quando apresentei a Semearhis para o Jean e seus sócios creio ter sido perceptível minha paixão pela inclusão, minha felicidade em poder alinhar uma paixão e atuar nela vinculada com a descoberta do meu propósito de vida.

Tenho certeza que isso é congruente, porque minha felicidade transborda, seguindo relatos de todas as pessoas que viram tudo desde o início até aquelas as quais tenho oportunidade de apresentar a Semearhis. Uma característica muito significativa que veem desses relatos é o brilho do meu olho quando eu falo da Semearhis, do propósito, do time que hoje temos e de tudo que podemos contribuir com a sociedade. Este foi o motivo de hoje poder afirmar que a Semearhis em Janeiro de 2020, além de ter sido incubada também agregou com o seu primeiro aporte de investimento vindo do Grupo Alltech, que passam a ser sócios da Semearhis. Nesta mesma ideia em Fevereiro de 2020 passamos a agregar o grupo societário e temos nosso segundo aporte de investimento pelo Grupo Meta o que projeta a Semearhis para futuras rodadas de investimento na série A.

Sempre foi muito claro que o maior patrimônio de uma empresa é seu capital humano. E pensando sempre que tudo se concretiza quando podemos formar um time imbatível montando eu diria um exército em prol da visão e missão da empresa sempre lembrando de nossos valores e princípios. Acredito que para a inclusão ser assertiva e verdadeira são necessários uma equipe multidisciplinar que na Semearhis são nossos apoiadores/consultores os quais podem olhar todos processos e agregar cada fase com sua formação e experiência. Para completar todo o processo está a parte mais importante eu diria, que são as pessoas qualificadas para validar e completar caso necessário o que de fato é necessário, na Semearhis chamamos de Gestores de Qualidade. São as pessoas que vivem diariamente enfrentando as mais variadas barreiras e trazendo para o grupo o que facilita esta inserção na sociedade de forma congruente e digna.

Possuímos um time de 35 pessoas especializadas e parceiras para desenvolver e acompanhar todos os projetos de inclusão.

Conheça os 9 eixos da Semearhis

Atuamos em 9 eixos pela Inclusão:

  1. Empregabilidade,
  2. Educação,
  3. Saúde,
  4. Turismo,
  5. Acolhimento,
  6. Acessibilidade,
  7. Cultura,
  8. Legislação,
  9. Moda.

Em cada eixo estamos capacitados para oferecer serviços como: palestras, cursos, capacitações, treinamentos, lives conteudistas. Tudo que estamos nos disponibilizando a servir é direcionado tanto para a capacitação das pessoas com deficiência quanto para as empresas para receber estas pessoas.

Pensando que a inclusão é uma prática diária, sendo necessário para essa conexão informações, conteúdo, conhecimento e acesso nós oferecemos serviços complementares como de interprete e tradutor de LIBRAS (surdo ou ouvinte), guia interprete, áudio descrição, legenda descritiva, braille agregando também serviços voltado para daltonismo, albinos e gagos num olhar humanístico e mais assertivo. Inclusive estendemos que esses serviços garantem um trabalho qualificado e uma entrega com resultado.

Um poema de Ligia Vasconcellos se torna um grande convite para fazer parte desta rede

“O BEM que se SEMEIA floresce todo dia e beneficia primeiramente quem joga a semente”.

Quem quiser venha semear com a gente!!

Gratidão sempre.

Letícia Francisco CEO e fundadora da Semearhis

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Whatsapp
  • Compartilhar no Linkedin
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar por E-mail
Letícia Francisco
Letícia Francisco

CEO e Founder da Semearhis, Startup do setor 2.5 de Impacto Social voltada para o Relacionamento Humano, especializada na inclusão assertiva de PcD.

Todas as publicações do(a) autor(a)

Olá, deixe seu comentário para Semearhis - Uma Startup de Impacto Social

Já temos 2 comentário(s). DEIXE O SEU
Zen Agência Web

Zen Agência Web

Apenas um teste!
★★★★★DIA 12.08.20 15h26RESPONDER
Zen Agência Web
Enviando Comentário Fechar :/
Zen Agência Web

Zen Agência Web

Gratidão!

★★★★★DIA 27.08.20 21h56RESPONDER
N/A
Enviando Comentário Fechar :/
Enviando Comentário Fechar :/
Artigos Relacionados
CONTRASTE
DALTÔNISMO
CONFIGURAÇÃO ORIGINAL