Semearhis Login:
Informe seu e-mail abaixo para continuar!
XAssessoria de Imprensa BLOG 2698 views 0 min. de leitura
Convidamos Luana Rolim, fisioterapeuta, pessoa com Síndrome de Down, para nos contar um pouquinho da sua profissão e qual a sua importância para Pessoas com Deficiência. Confira:
Tenho muito orgulho de ser fisioterapeuta e eu escolhi essa profissão porque me despertou um olhar diferente para as Pessoas com Deficiência, na verdade quero muito reabilitar, tratar, cuidar e nunca esquecer do bem-estar de cada paciente que vai entrar na minha futura clínica. O papel do fisioterapeuta está no jaleco, está na profissão e na sessão de fisioterapia.
Vejamos aqui os tratamentos mais indicados para Pessoas com Deficiência:
Objetivo: desenvolver ou restaurar a resistência, a flexibilidade e a força muscular.
Nesse caso, a pessoa tem a necessidade de aprender novamente com técnicas a respirar de forma correta, sempre seguindo o comando do fisioterapeuta e dos aparelhos fisioterapêuticos que ajudam na respiração. Vou dar exemplos: espirômetro portátil, aparelho de respiração autônoma com cilindro, shaker, respiron, CPAP e BIPAP.
O tratamento é feito com equipamentos, exercícios e técnicas manuais para que o pulmão abra e feche e para que o coração bombeie, fazendo o sangue entrar nas veias e a circulação fluir corretamente.
Nessa modalidade o Fisioterapeuta ajuda com exercícios voltados para a restauração da coordenação, equilíbrio e força.
Neste caso existem vários tratamentos dentro da área da fisioterapia que pode ajudar as Pessoas com Deficiência para ter resultados no futuro. São eles:
1.Trajes Robóticos
2.Theratogs
3.Therasuit
4.Crioterapia
5.Gameterapia
6.Ventosaterapia
Entre outros Programas de Reabilitação, como por exemplo softwares e hardwares aplicados no tratamento da marcha e da postura.
Na entrevista da fisioterapeuta Neuma Silveira ela diz que é necessário “começar a fisioterapia e a estimulação o mais precoce possível”, esse olhar da fisioterapeuta refere-se às atividades lúdicas como engatinhar, de bolas, de solo e vai indo com atividades criativas e adaptativas que auxiliam no desenvolvimento do bebê que tem a deficiência”.
Outros exemplos são a hidroterapia e a equoterapia, que são recursos adicionais.
A água gera um resultado excelente para o corpo. Dentro da água podemos fazer de tudo, inclusive melhorar o tônus muscular, e o professor ensina técnicas como fluir na água entre outras atividades que exigem força e velocidade.
A Equoterapia é uma terapia que todo mundo pode fazer, é relaxante e o cavalo é o guia, mas para isso acontecer precisa-se usar a concentração, equilíbrio, coordenação motora e conscientização postural. Pense que o cavalo é seu guia e você precisa domar, dizer a ele que o céu é o limite.
Esteiras, barras de apoio, respiron para fisioterapia respiratória, bicicleta ergométrica, ultrassom, aparelho de Tens, neuro estimulação elétrica, transcutânea e FES, monitor cardíaco, oxímetro, elevador subaquático e vários outros, são recursos e equipamentos que você utiliza dentro de uma clínica para Pessoas com Deficiência.
E por fim, a fisioterapia para mim é o jaleco que visto. Quero ser reconhecida nacionalmente e internacionalmente pela sociedade e uma inspiração para as Pessoas com Deficiência que olham para mim e falam: “Luana, quero ser igual a você!”.
__________
Autora: Luana Rolim de Moura
A Semearhis é uma startup de impacto social voltada para o relacionamento humano, especializada na inclusão assertiva de pessoas com deficiência (PCD)
Todas as publicações do(a) autor(a)Informe seu e-mail abaixo para continuar!
X
Olá, deixe seu comentário para A importância da fisioterapia para as pessoas com deficiência