Semearhis Login:
Informe seu e-mail abaixo para continuar!
XAlice Scotti BLOG 9189 views 5 min. de leitura
Olá queridos leitores, sou Alice Scotti, fisioterapeuta e apoiadora da equipe Semearhis, e hoje estou aqui com vocês para abordarmos um assunto raro, chamado Leucodistrofia Metacromatica (LDM), uma doença metabólica genética rara, ela somente irá acontecer quando o pai e mãe forem portadores de um gene anormal, e sim, os dois tem que portar o gene.
Então vamos lá, vou explicar um pouquinho para vocês do que se trata a LDM, esta doença é de caráter hereditário autossômico recessivo causado pela deficiência da enzima arilsulfatase A, pertence ao grupo de doenças lisossômicas. A consequência é a destruição da bainha de mielina.
A LDM é devastadora e progressiva, porém, hoje sabemos que se o diagnostico for feito de forma precoce através do teste da bochecha pouco conhecido e divulgado, a doença pode ter outro rumo, a cura.
O transplante de medula e a terapia gênica, realizada em outros países, são opções de cura para a LDM. Infelizmente observamos que isso não acontece pela falta de informação e conhecimento dela, o diagnostico normalmente é feito de forma tardia.
Atualmente há um estudo sendo realizado no Brasil de forma experimental com uma análise criteriosa em termo de inclusão para o mesmo.
Os principais sintomas são estrabismo súbito, alteração para caminhar, rigidez muscular, dificuldade para deglutição, alteração cognitiva e crise convulsiva.
Hoje, no Brasil, há cerca de 13 milhões de doenças raras. Apenas um terço dessas doenças não se manifesta na infância. Perde-se muito tempo até a obtenção do diagnóstico conclusivo e, por muitas vezes, isso implica em exclusão de alternativas para tratamentos possíveis.
O Poder público direciona a maior parte dos seus recursos para as doenças comuns, de maior incidência, restando à sociedade civil a iniciativa para auxiliar as áreas desassistidas. Foi assim que nasceu a Associação LDM Brasil.
Essa organização, sem fins lucrativos, foi criada por familiares de portadores de leucodistrofia metacromática e tem como intuito oferecer uma rede de apoio às famílias cujas crianças já possuem o diagnóstico e informar a sociedade dos sintomas e alertas para a identificação precoce da doença. Isto possibilitará a adoção imediata de ações que possam intervir no seu avanço e possibilitar uma melhor qualidade de vida aos portadores de LDM e familiares.
Diagnóstico não é destino!
Para saber mais, acesse as redes sociais da Associação:
Instagram: @leucodistrofiametacromatica
Facebook: LDM Brasil
A LDM no Brasil conta com uma associação e uma rede de apoio para as famílias. Precisamos sair da invisibilidade e tornar esta doença divulgada e conhecida.
A equipe Semearhis junto a associação apóia esta idéia.
Consultora em Acessibilidade .Fisioterapeuta. Atuação profissional em fisioterapia Neurofuncional adulto há 10 anos. Pós em Neurologia Adulto.
Todas as publicações do(a) autor(a)Informe seu e-mail abaixo para continuar!
X
Olá, deixe seu comentário para O que é LDM?