Semearhis - Semeando Impacto Social

Minhas Compras
Você adicionou a sua lista de compras. O que deseja fazer agora?
Continuar Comprando! Fechar Compra!

Como seria sua vida sem enxergar?

Como seria sua vida sem enxergar?

Um relato de quem perdeu recentemente a visão

Assessoria de Imprensa BLOG 460 views 0 min. de leitura

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Whatsapp
  • Compartilhar no Linkedin
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar por E-mail

Você já imaginou como seria um dia em sua vida sem enxergar? E se esse fosse um estado permanente? Vou contar agora um pouco do meu dia a dia para vocês. Me chamo Daiane Ferreira dos Santos, tenho 25 anos e recentemente deixei de ser baixa visão para ser cega, o que tem sido um desafio constante.

A primeira coisa que faço ao acordar é olhar para a janela para me certificar se ainda vejo a luz do sol, pois é a única informação visual que ainda tenho. Depois disso, por muitas vezes entro em uma briga interna comigo mesma, mas decido encarar o mundo que me espera.

O passo inicial para conquistar minha autonomia foi a busca pela readaptação, neste processo de novas descobertas encontrei o amparo de instituições para pessoas com deficiência visual como o INAV – Instituto de Áudio Visão. Estou aprendendo as técnicas de orientação e mobilidade, que me ajudam a adquirir maior segurança nos deslocamentos que permeiam os meus trajetos rotineiros. Também estou tendo aulas sobre o uso dos leitores de tela, como o NVDA, que fazem a narração linear dos conteúdos de meu computador de trabalho. Meu celular tem o Voice Over, que é uma tecnologia assistiva que me permite usar o celular com facilidade.

O mais importante em todo esse processo é que não estou sozinha, tenho uma rede apoio forte como meus amigos, familiares, colegas de trabalho e a Semearhis que além de me dar suporte em acessibilidade também possui uma agência de modelos a qual participo. A seguir, contaremos com o relato da Júlia, que acompanha parte da minha rotina e é especialista em acessibilidade.

Me chamo Júlia Corso Speggiorin e além da minha trajetória trabalhando com deficientes visuais a aproximadamente 7 anos, também tenho contato constante com a Daiane, nos tornamos amigas e acompanho o seu processo de readaptação. Sei o quanto é importante o apoio da rede e das pessoas mais próximas. As ferramentas assistivas como o Braille e as ferramentas de ampliação, são essenciais para a inserção deste público na vida cotidiana, lhes permitindo o acesso as informações.

O mapa tátil é um auxiliar do deficiente visual para compreensão dos espaços, localizações e de trajetos, ele é produzido com elementos táteis e legendas em Braille. Todos estes materiais, bem como as técnicas e AVDs - que são as Atividade de Vida Diária e as de Orientação e Mobilidade que auxiliam no deslocamento das pessoas com cegueira e baixa visão lhes possibilitando maior confiança nos ambientes de passeio público e rotas domésticas.

Para finalizar, gostaríamos de ressaltar a importância das teorias e técnicas para as pessoas com deficiência visual, bem como as redes de apoio que dão o suporte em todo o processo de reabilitação da vida diária. O mais importante de salientar neste conteúdo é que quando adaptamos o mundo para uma pessoa com deficiência, estamos adaptando ele para todos, é uma busca constante de aprendizado. Tanto para os usuários de serviços de acessibilidade ou como atuante do meio. Não seja somente um expectador, seja um autor de mudanças positivas.

 

Autoras: Daiane Ferreira dos Santos e Júlia Speggiorin

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Whatsapp
  • Compartilhar no Linkedin
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar por E-mail
Assessoria de Imprensa
Assessoria de Imprensa

A Semearhis é uma startup de impacto social voltada para o relacionamento humano, especializada na inclusão assertiva de pessoas com deficiência (PCD)

Todas as publicações do(a) autor(a)

Olá, deixe seu comentário para Como seria sua vida sem enxergar?

Enviando Comentário Fechar :/
Artigos Relacionados
CONTRASTE
DALTÔNISMO
CONFIGURAÇÃO ORIGINAL