Semearhis - Semeando Impacto Social

Minhas Compras
Você adicionou a sua lista de compras. O que deseja fazer agora?
Continuar Comprando! Fechar Compra!

4 Dicas para interagir com uma Pessoa com Deficiência Visual

4 Dicas para interagir com uma Pessoa com Deficiência Visual

Na semana que antecede o Dia Nacional de Combate ao Glaucoma, nós separamos um relato cheio de dicas importantes para melhorar o seu convívio com as pessoas com deficiência visual.

Assessoria de Imprensa BLOG 428 views 0 min. de leitura

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Whatsapp
  • Compartilhar no Linkedin
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar por E-mail

A inclusão social tem o poder de entregar o mundo a todas as pessoas, sem exceções. No entanto, para que ela realmente atinja a todos, precisamos colocá-la em prática, e acima de tudo, precisamos entendê-la. 

É justamente a falta de entendimento que faz com que a rotina de pessoas com deficiência ainda seja cercada de dificuldades e constrangimentos. Pensando nisso, pedimos para a Aline Lazzari, pessoa com deficiência visual, pós graduada em Letras - Inglês/Português, fazer um relato das situações do seu dia a dia e nos dar algumas sugestões do que não fazer ao interagir com uma pessoa com deficiência visual. Confira a seguir:

1. Não use intermediários

A pessoa com deficiência visual é uma pessoa como qualquer outra, apenas com a limitação visual, então quando quiser se comunicar, não se dirija ao acompanhante, mas diretamente à nós. Temos total capacidade de escolher, decidir ou opinar.

2. Evite nos puxar

Quando quiser ajudar na travessia de ruas, ofereça um braço para a pessoa com deficiência visual tocar e fique um passo à frente. Ande com calma e permita que ela seja guiada pelo seu braço, pois não gostamos de ser puxados pela bengala como se fôssemos cães em uma coleira.

Outra situação que acontece por falta de conhecimento é as pessoas ficarem com medo de ajudar, por não saberem o que fazer. Basta perguntar se queremos ajuda e como pode nos auxiliar.

3. Comunique suas ações

Quando você estiver interagindo com uma pessoa cega e decidir sair do local - por exemplo - avise! Pois podemos falar com uma parede e isso é o maior mico. Deixar claro quais são os seus próximos passos pode evitar diversas situações constrangedoras. 

Comunicação é a chave, e aqui surge outro ponto: algumas pessoas, sem perceber, falam em tom de voz mais alto quando conversam com pessoas cegas. A menos que a pessoa tenha, também, uma deficiência auditiva que justifique isso, não faz nenhum sentido gritar. Fale em tom de voz usual.

4. Não tire conclusões precipitadas

Vitimizar ou superestimar uma pessoa com deficiência não é uma atitude legal. Não somos melhores e nem piores que ninguém, temos qualidades e defeitos como todos. Também não pense que todos nós temos coração puro e inocente, pois existem pessoas boas e más independentemente da deficiência. Deficiência não define caráter.

Esperamos que estas dicas possam melhorar o seu convívio com as pessoas com deficiência visual, e te ajudem a entender que a falta de visão pode até ser um obstáculo, mas jamais será uma barreira, e que pessoas com deficiência visual podem sim ter uma vida incrível, afinal “o essencial é invisível aos olhos” (O Pequeno Príncipe).

---

Texto: Aline Lazzari

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Whatsapp
  • Compartilhar no Linkedin
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar por E-mail
Assessoria de Imprensa
Assessoria de Imprensa

A Semearhis é uma startup de impacto social voltada para o relacionamento humano, especializada na inclusão assertiva de pessoas com deficiência (PCD)

Todas as publicações do(a) autor(a)

Olá, deixe seu comentário para 4 Dicas para interagir com uma Pessoa com Deficiência Visual

Enviando Comentário Fechar :/
Artigos Relacionados
CONTRASTE
DALTÔNISMO
CONFIGURAÇÃO ORIGINAL