Semearhis Login:
Informe seu e-mail abaixo para continuar!
XAssessoria de Imprensa BLOG 1651 views 0 min. de leitura
De acordo com dados divulgados em 2019 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em média 24% dos brasileiros possuem algum tipo de deficiência, o que equivale a quase 45 milhões de pessoas. 45 milhões de pessoas que querem igualdade, que precisam se desenvolver, trabalhar e conquistar uma vida plena, como qualquer outra.
Visando melhorar essa questão, em 1991 foi promulgada a Lei nº 8.213, conhecida como lei de cotas. Ela estabelece que empresas com cem ou mais funcionários preencham de 2% a 5% de seus cargos com Pessoas com Deficiência. A porcentagem varia conforme o número total de empregados. Contudo grande parte das PcD ainda encontram dificuldades para entrar no mercado de trabalho. Assim a contratação exige, primeiramente, um preparo da empresa. Por isso vamos apresentar 4 fatores essenciais na hora de contratar uma Pessoa com Deficiência.
Um processo de recrutamento bem desenhado é essencial para a contratação assertiva de profissionais qualificados, por isso é importante que os requisitos estejam adequados também ao público das PcD. Ter acessibilidade nas entrevistas, como por exemplo, um intérprete de libras para traduzir quando o candidato é surdo ou deficiente auditivo, é fundamental, assim como adaptações do espaço para possibilitar o acesso de pessoas com alguma limitação física.
Esta é uma questão fundamental. Para que tudo corra bem, a empresa deve analisar se o seu local de trabalho está adaptado, garantindo a segurança e autonomia da Pessoa com Deficiência, de acordo com a NBR-9050, que pauta a adequação dos seguintes fatores:
· arquitetônico — barreiras ambientais e físicas;
· atitudinal — preconceitos, estigmas, estereótipos e discriminações;
· comunicacional — barreiras na comunicação interpessoal;
· metodológico — barreiras nos métodos e técnicas de trabalho;
· instrumental — barreiras nos instrumentos e ferramentas de trabalho;
· programático — barreiras invisíveis embutidas em políticas e normas da empresa.
Outro ponto importante a ser observado é a ergonomia, que visa, além de adaptar as condições de trabalho, pensar também nas condições psicofisiológicas do colaborador.
A sensibilização dos supervisores e líderes de equipes sobre a inclusão deve estar bem consolidada. Conhecer as realidades existentes para as PcD é indispensável para um bom relacionamento e convivência.
A Comunicação deve ser clara para garantir que todos tenham a informação correta dos objetivos da inclusão, do programa de sensibilização e da sua importância para a empresa e para os novos colaboradores.
A inserção de um programa de inclusão, para ter êxito, requer conhecimento e experiência em diversos sentidos.
Os principais motivos para a impermanência de Pessoas com Deficiência são as questões comportamentais e de relacionamento. Por isso, além dos fatores já apresentados, o suporte de um parceiro especializado faz toda a diferença. Esse trabalho pode facilitar e agilizar a integração de toda a equipe.
Em suma, o processo de inclusão deve ser o mais natural possível, contudo depende antes de uma comunicação interna clara e acessível.
A Semearhis é uma startup de impacto social voltada para o relacionamento humano, especializada na inclusão assertiva de pessoas com deficiência (PCD)
Todas as publicações do(a) autor(a)Informe seu e-mail abaixo para continuar!
X
Olá, deixe seu comentário para 4 fatores essenciais na contratação de Pessoas com Deficiência