Semearhis - Semeando Impacto Social

Minhas Compras
Você adicionou a sua lista de compras. O que deseja fazer agora?
Continuar Comprando! Fechar Compra!

PCD: educação especial e inclusiva

PCD: educação especial e inclusiva

Você sabia que até o início dos anos 90 o sistema educacional submetia o PcD a escolha de frequentar apenas a escola especial ou a regular?

Simone Valdemarca BLOG 466 views 3 min. de leitura

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Whatsapp
  • Compartilhar no Linkedin
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar por E-mail

A metodologia dessa época, no entanto, não tratava a inclusão com a devida importância e prioridade, sendo necessário que as leis fossem revistas.

 

Vencendo as primeiras barreiras

A educação especial na perspectiva de educação inclusiva e analisada através de um contexto histórico, teve um grande avanço nas garantias de direitos para as pessoas com deficiências e para os setores multiprofissionais envolvidos com a inclusão. Assim, barreiras que inicialmente impediam as pessoas com deficiências de pertencerem aos sistemas estabelecidos na sociedade foram se rompendo e se consolidando em ambientes mais efetivamente inclusivos.

No decorrer dos anos foram apresentadas variadas legislações com propostas de políticas públicas, essas que oferecem oportunidades a pessoas com deficiências para frequentar espaços educacionais e institucionais, bem como acessar e permanecer em programas de atendimentos especializados com recursos técnicos e ambientes qualificados.

 

Educação cada vez mais inclusiva

Nos espaços educacionais os avanços são significativos, já que garantem que a educação especial e inclusiva perpasse todos os níveis e etapas do ensino formal.  Essa abrangência apresenta um aspecto único que é a transversalidade, método oferecido desde a educação infantil até o ensino superior através do atendimento educacional especializado. Nesse contexto, a escolarização e os direitos de uma educação equitativa e de qualidade para pessoas com deficiência se direcionam para ambientes que estimulem e favoreçam o desenvolvimento integral através de propostas pedagógicas diferenciadas.

A demanda apresentada para o atendimento especializado em espaços educacionais e institucionais visa oferecer amparo ao público-alvo caracterizado pelos manuais de saúde como Pessoas com Deficiências, Transtorno do Espectro Autista/TEA e Pessoas com Altas Habilidades /Superdotação. A operacionalidade desse atendimento consiste em oferecer acompanhamento especializado, recursos didáticos diversificados, flexibilizações curriculares e cenários pedagógicos efetivamente inclusivos para o desenvolvimento adequado dos estudantes inseridos no espaço.

 

Professores como ferramenta de inclusão

É preciso ter em mente que, são os professores especialistas que trabalham no atendimento educacional especializado quem têm a responsabilidade de articular ações pedagógicas em ambientes inclusivos, de forma a estimular o desenvolvimento dos estudantes público-alvo da educação especial. Além disso, é fundamental que esses profissionais desempenhem a função de construir parcerias e estratégias pedagógicas junto a professores referências de sala de aula, a equipe gestora do espaço escolar e aos demais profissionais clínicos, para que todos possam acompanhar os estudantes de forma articulada e diferenciada, oportunizando vivências escolares verdadeiramente inclusivas.

Essa profissão, porém, exige cautela com as expectativas trazidas pelos familiares - sejam elas verbalizadas ou não – em relação ao progresso na aprendizagem dos estudantes incluídos nos espaços educacionais. Contudo, é seguro dizer que os avanços pedagógicos dos estudantes que frequentam os atendimentos educacionais especializados são garantidos quando o professor especialista estabelece vínculos de confiabilidade entre as famílias, praticando a postura de ouvinte e acolhedor frente as demandas apresentadas nos relatos e manejos dos responsáveis.

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Whatsapp
  • Compartilhar no Linkedin
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar por E-mail
Simone Valdemarca
Simone Valdemarca

Consultora em Acessibilidade. Pedagoga e Psicopedagoga com 30 anos de expertise na área da Educação Especial.

Todas as publicações do(a) autor(a)

Olá, deixe seu comentário para PCD: educação especial e inclusiva

Enviando Comentário Fechar :/
Artigos Relacionados
CONTRASTE
DALTÔNISMO
CONFIGURAÇÃO ORIGINAL